QUANTO A DEVOÇÃO
Se, possuímos o conceito da palavra devoção simplesmente para as santas obrigações, especialmente, o momento da oração, meditação nas Escrituras e jejum, então temos um entendimento de devoção mui vazio, e estamos distante da profunda compreensão do adjectivo “Devoto” que as escrituras atribui. Porque muitos são aqueles que fazem tudo isso, mas não são devotos ao Senhor!
“σεβομένων[sebomenōn] Devout” que no português é “Devoto” é uma palavra que aparece dez vezes no novo testamento como em Actos 13:43, 17:4 e em outros textos, no plural. Contudo, o termo possuído um significado abrangente dentro das margens bíblicas como apego sincero e fervoroso a Deus, reverência e temor filial, entregue a Deus por inteiro.
Quanto a aplicação do termo na escrituras são poucas as vezes que encontram-se associado com uma actividades, mas estreitamente ligada a qualificação como parte característico do substantivo( homens e mulheres) que assim tem sido mencionados como devotos.
A título de exemplos Lídia e Tito em actos, foram reportados como devotos bem como alguns Homens gregos que Paulo mantera contacto aquando da sua primeira viajem missionário. E ao mesmo tempo este termo “σεβομένων” partilha o sinónimo de piedoso e temente a Deus. Aqueles que são devoto são também temente a Deus, e os que busca viver uma vida piedosa são tachados também como devotos ao Senhor.
No entanto, devotação não é parte de nossa vida, a nossa vida toda é uma devoção a Deus. A devoção é fruto da graça salvifica, que nos torna devotos a Deus. Que deixemos de olhar a devoção simplesmente como parte de nossas vidas, ademais, ela vai mais além de parte de nossas vidas. E, num sentido mais restrito a devoção é a ilustração visível da santificação, abnegação, e do viver piedoso...
Quando entendemos que pertencemos e vivemos para Deus , a dedicação não é mais reservada a um momento exclusivo mas vivemos como separado para Deus, dentro da comunhão com pai e assim flui a dedicação e nossa entrega nEle.Ser devoto é viver para Deus. Importa-nos ser homens e mulheres devotos ao Senhor e não separarmos unicamente um momento para a devoção.
C. R. Bernardo

Louvado seja o nosso bom Deus e Pai!
ResponderEliminar